PL 1735/2020

APRESENTAÇÃO

08.04.2020

AUTORIA

Guilherme Derrite

ORIGEM

Câmara

SITUAÇÃO

Mesa Diretora ( MESA ) - Apense-se à(ao) PL-1742/2019. Proposição Sujeita à Apreciação do Plenár...

ementa

Altera o Decreto-lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940, o Código Penal Brasileiro, para acrescentar o novo tipo penal de apologia de crime ou criminoso e/ou indução ou instigação à prática de crimes mediante a publicação de fotografia, imagem, áudio, vídeo ou outro registro audiovisual; e para elevar as penas previstas para os tipos penais insertos no art. 286, do CP (incitação ao crime) e no art. 287, do CP (apologia de crime ou criminoso).



pontos principais

Visa alterar o Código Penal a fim de tipificar as seguintes condutas:


* Incitação ao crime, com pena de detenção de seis meses a dois anos;
* Apologia de crime ou criminoso - definido coo o ato de fazer apologia pública a fato criminoso ou autor de crime, com pena de detenção de seis meses a dois anos; e
* Apologia de crime ou criminoso e/ou indução ou instigação à prática de crime mediante publicações indevidas - definido como o ato de praticar as condutas de incitação pública a crime ou Apologia a crime ou criminoso e/ou induzir a prática de crimes mediante oferta, troca, venda, disponibilização, transmissão, exposição, distribuição, publicação ou divulgação, por qualquer meio - inclusive mediante comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática. A conduta é punível com pena de reclusão de dois a quatro anos.



últimas tramitações


26.10.2020

Mesa Diretora ( MESA ) - Apense-se à(ao) PL-1742/2019. Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário. Regime de Tramitação: Ordinária (Art. 151, III, RICD)

09.04.2020

Mesa Diretora ( MESA ) - Apresentação do Projeto de Lei n. 1735/2020, pelo Deputado Guilherme Derrite (PP/SP), que "Altera o Decreto-lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940, o Código Penal Brasileiro, para acrescentar o novo tipo penal de apologia de crime ou criminoso e/ou indução ou instigação à prática de crimes mediante a publicação de fotografia, imagem, áudio, vídeoou outro registro audiovisual; e para elevar as penas previstas para os tipos penais insertos no art. 286, do CP (incitação ao crime) e no art. 287, do CP (apologia de crime ou criminoso)".




Este projeto foi criado pela Coding Rights e está licenciado com uma Licença Creative Commons 4.0 CompartilhaIgual.

Código aberto disponível no Gitlab