Novos PLs

Acompanhamento semanal de novos projetos de lei

Radar legislativo

01.01 (Quinta-feira)

PLC 123

Apresentação Autoria Origem Situacao
1 de Dezembro de 2011 DEPUTADO Arnon Bezerra SE Coordenação de Arquivo - Recebido e arquivado.

Ementa

Altera o art. 3º da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, para proibir o bloqueio de terminais móveis utilizados no setor de telecomunicações.

Pontos principais

O projeto altera a Lei Geral de Telecomunicações para determinar que o usuário de serviços de telecomunicações tem direito à liberdade de escolha de sua prestadora de serviço, sendo vedada a venda de terminais móveis com dispositivos de bloqueio para uso em outras prestadoras de serviço de telecomunicações, exceto quando o usuário optar pelo subsídio parcial ou integral do preço do aparelho adquirido.

Estabelece ainda que o referido bloqueio, quando ocorrer, não poderá ultrapassar o prazo máximo de um ano.

ver mais

PL 6831/2013

Apresentação Autoria Origem Situacao
26 de Novembro de 2013 Sandes Júnior CA Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA ) - Apense-se a este(a) o(a) PL-5647/2016. Inteiro teor

Ementa

Dispõe sobre o crime de exposição pública da intimidade física ou sexual.

Pontos principais

O projeto altera o Código Penal para tipificar o ato de "expor publicamente a intimidade física ou sexual de alguém", inclusive aumentando a pena caso o ato se dê pela Internet. Os termos vagos da proposta podem gerar a censura de qualquer imagem com teor sexual.

ver mais

PL 3743/2015

Apresentação Autoria Origem Situacao
25 de Novembro de 2015 João Daniel CA Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA ) - Desarquivado nos termos do Artigo 105 do RICD, em conformidade com o despacho exarado no REQ-70/2019. Inteiro teor

Ementa

Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas do serviço de transporte coletivo disponibilizarem em seus carros, metrôs e trens, aparelhos sistema de Wi-Fi.

Pontos principais

O projeto de lei obriga as empresas que prestam serviço de transporte coletivo a disponibilizarem em seus carros, metrôs e trens, aparelhos de sistema de internet sem fio (WiFi).

Ademais, segundo a proposta, as empresas responsáveis pelo transporte público de passageiros não poderão usar isso como justificativa para aumento dos preços das passagens.

ver mais

PL 6586/2016

Apresentação Autoria Origem Situacao
30 de Novembro de 2016 Marcon CA Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ( MESA ) - Devido a desarquivamento desta proposição em requerimento anterior, foi declarada prejudicada a solicitação de desarquivamento constante do REQ-842/2019. Inteiro teor

Ementa

Disciplina a utilização de câmeras de vigilância, em todo o país, em hospitais públicos, privados, filantrópicos e de economia mista.

Pontos principais

O projeto trata do uso de câmeras de vigilância no interior de hospitais, estabelecendo que somente as câmeras colocadas nas portarias de entrada e saída poderão ser monitoradas por funcionários da segurança em tempo real. As demais, incluindo imagens de blocos cirúrgicos, UTI e salas de recuperação, devem ficar disponíveis por no mínimo 30 dias para visualização de autoridade policial ou por ordem judicial fornecida a terceiros.

ver mais

PLC 79

Apresentação Autoria Origem Situacao
30 de Novembro de 2016 DEPUTADO Daniel Vilela SE Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - MATÉRIA COM A RELATORIA — Distribuído à Senadora Daniella Ribeiro, para emitir relatório.

Ementa

Altera as Leis nºs 9.472, de 16 de julho de 1997, para permitir a adaptação da modalidade de outorga de serviço de telecomunicações de concessão para autorização, e 9.998, de 17 de agosto de 2000; e dá outras providências.

Pontos principais

O projeto transforma as concessões de telecomunicações em autorizações e pretende transferir infraestrutura estratégica da União avaliada em R$ 100 bilhões para o patrimônio privado de poucas operadoras.

ver mais

PLS 442

Apresentação Autoria Origem Situacao
1 de Dezembro de 2016 SENADOR Wilder Morais SE Plenário do Senado Federal - ARQUIVADA AO FINAL DA LEGISLATURA — A proposição é arquivada ao final da legislatura, nos termos do caput do art. 332 do Regimento Interno.

Ementa

Acrescenta o art. 100-A à Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997 (Lei Geral das Telecomunicações), para dispor sobre a reversibilidade de bens.

Pontos principais

O projeto de lei altera a LGT para limitar a aplicação da reversibilidade de bens aos casos em que as condições de mercado indiquem haver risco à continuidade da oferta do serviço na extinção da concessão. Ou seja, cancela-se a reversibilidade dos bens, salvo nos casos em que haja possibilidade fundada de descontinuidade do serviço por parte da empresa de telecomunicações. O projeto vai além e determina que, mesmo dado o exposto acima, somente os bens indispensáveis à continuidade da prestação do serviço público estarão sujeitos à reversão e que bens utilizados de forma compartilhada não estão sujeitos à reversão.

ver mais

PLS 473

Apresentação Autoria Origem Situacao
29 de Novembro de 2017 SENADOR Ciro Nogueira SE Secretaria de Apoio à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania - A proposição continua a tramitar, nos termos do art. 332 do Regimento Interno.

Ementa

Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para tipificar o crime de divulgação de notícia falsa.

Pontos principais

Imputa detenção, de seis meses a dois anos, e multa, para quem divulga notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.

ver mais

30.11 (Sexta-feira)

PL 11056/2018

Apresentação Autoria Origem Situacao
27 de Novembro de 2018 Arolde de Oliveira CA COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES ( CCP ) - Encaminhada à publicação. Publicação Inicial em avulso e no DCD de 06/12/2018.

Ementa

Acrescenta o artigo 43-A à Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), "que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências", para tratar do armazenamento, pelo fornecedor, de dados referentes aos instrumentos de pagamento utilizados pelo consumidor.

Pontos principais

Proíbe que o fornecedor armazene, em banco de dados físico ou eletrônico, dados de pagamento relativos a cartão de crédito e debito, e outras formas, sem a autorização do consumidor.

O projeto de Lei ainda exige que a autorização seja feita por escrita ou por meio eletrônico, e que o consumidor tenha o direito de realizar o cancelamento da autorização quando desejar, resultando na exclusão de quaisquer dados de pagamento armazenados previamente.

ver mais

PLS 461

Apresentação Autoria Origem Situacao
28 de Novembro de 2018 SENADOR Romário SE Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa - MATÉRIA COM A RELATORIA — Distribuído à Senadora Mara Gabrilli, para emitir relatório.

Ementa

Altera o art. 42 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para obrigar as bibliotecas públicas a adquirir obras em formatos acessíveis.

Pontos principais

Torna obrigatória a aquisição de obras literárias em formatos acessíveis por parte de Bibliotecas públicas.

Define que a conversão de obras literárias, artísticas ou científicas para formatos acessíveis e sua disponibilização para consulta e empréstimo a pessoas com deficiência visual em bibliotecas públicas não será considerada violação de direito autoral.

ver mais

PL 11092/2018

Apresentação Autoria Origem Situacao
29 de Novembro de 2018 Jaime Martins CA COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES ( CCP ) - Encaminhada à publicação. Publicação Inicial em avulso e no DCD de 19/12/18 PÁG 42 COL 01. Inteiro teor

Ementa

Altera a Lei nº 12.527, de 26 de junho de 2017, conhecida como Lei de Acesso à Informação, para aperfeiçoar o acesso a informações no âmbito da Administração Pública.

Pontos principais

Altera a Lei de Acesso a Informação a fim de incorporar recomendações da Coalizão "Unidos Contra a Corrupção", capitaneada pela Transparência Internacional, de de modo a facilitar, o acesso às informações e às bases de dados públicas e, consequentemente, potencializar o controle social.

Introduz novos requisitos que devem ser observados na promoção da transparência das bases de dados como (a)'garantia de acesso irrestrito às bases de dados, as quais devem ser legíveis por máquina e estar disponíveis em formato aberto', (b) 'atualização periódica' e (c) 'respeito à privacidade'. O projeto de lei também traz novas definições para a Lei de Acesso à Informação como (a) Informação de interesse público, (b) teste de danos e (c)Unidade de transparencia e acesso à informação.

ver mais

Este projeto foi criado pela Coding Rights e está licenciado com uma Licença Creative Commons 4.0 CompartilhaIgual.

Código aberto disponível no Gitlab